5 frases para evitar na hora de pedir um aumento ao chefe

Profissional deve ter bons argumentos para justificar o pedido de aumento.

Segundo especialista, até o dia da semana pode impactar a conversa.

O momento de pedir um aumento de salário costuma gerar tensão tanto entre chefes quanto entre empregados. Se por um lado os chefes penam para encontrar a melhor forma de responder a uma proposta como essa, por outro o funcionário sempre acaba sem encontrar a abordagem ideal para conseguir aquele ajustezinho no contracheque.

A situação é delicada e não há uma fórmula de como pedir um aumento e ser bem sucedido. Sua melhor ferramenta é sempre a observação e o bom senso. Dificilmente um profissional vai tranquilo para uma conversa com esse tema.

De saída, Gustavo Boog, consultor de recursos humanos e diretor da Boog & Associados, faz questão de lembrar que a carreira é sempre uma responsabilidade pessoal e não institucional. “Você que faz sua trajetória”, diz. Pedir um aumento também é uma forma de exercitar o marketing pessoal feito da maneira correta, sem exageros e incômodos. “O indivíduo absolutamente calado não se expõe, mas nunca vai conseguir um aumento. Principalmente porque não sabe expor seu desempenho”, ressalta Boog.

Já que não dá para montar a fórmula perfeita, é possível identificar quais erros são os mais frequentes e batalhar para não escorregar nos mesmos lugares. Confira 5 frases que você deve evitar na hora de pedir o aumento.

 

1. “Porque eu acho que mereço.”

Como diz Boog, “só no dicionário o sucesso vem antes do trabalho”. Por isso, não vá bater na porta do seu chefe sem uma lista de iniciativas bem sucedidas na trajetória da sua empresa. O conselho de Virardi é organizar os motivos que fazem você pensar que merece um aumento. “O mais importante é destacar como seu trabalho foi importante para o desenvolvimento da empresa.”

No entanto, lembre-se de não criar uma emboscada para o seu chefe. “Não faça o pedido naquele momento em que você foi elogiado ou concluiu bem alguma tarefa. Você corre o risco de ser tachado de oportunista”, alerta o coach Alexandre Prado, da Núcleo Expansão, no Rio de Janeiro (RJ).

 

2. “Sabe como é, minha mulher está grávida…”

“Fuja desses apelos emocionais”, afirma Boog. Os motivos do seu merecimento têm de ser profissionais e devem estar centrados exclusivamente no que você agregou como profissional.

 

3. “Eu já entrei com o salário defasado.”

Por mais que seja verdade, você precisa estar ciente de que aceitou o salário defasado quando disse sim ao novo emprego. “Usar este argumento poderá passar a impressão que você não soube negociar, não estava atento ao mercado”, diz Prado.

 

4. “Sei que está ocupado, mas queria conversar…”

Prado também sugere evitar os momentos tumultuados. Se o chefe estiver tenso ou atrapalhado com muitas atividades, deixe a conversa para outro dia. “Evite falar com o chefe quando ele estiver ocupado, tenso ou claramente não disposto a prestar atenção”, afirma.

 

5. “Eu mereço ganhar, no mínimo, o mesmo que o fulano.”

Nem pense em se comparar com os colegas na hora de fazer o pedido. Além de criar um clima desfavorável, você pode acabar gerando uma argumentação contra você. Já pensou se o seu chefe resolve lembrar de todas as habilidades que o fulano tem e que te faltam?

 

Autora: Adriana Dutra / Sócia diretora
Autora: Adriana Dutra / Sócia diretora

Formada em administração pela UNIP, com mais de 17 anos de experiência em vendas e recrutamento. Apaixonada por conectar empresas a talentos, dedicando-se a impulsionar o mercado de trabalho.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envie seu curriculum

Aproveite que está lendo esse artigo, e envie seu curriculum. É Rápido e gratuito!

Posts recentes