Vagas temporárias em tempos de crise

Vagas temporárias para construção civil e industria

Vagas temporárias em tempos de crise

Existem diversos motivos que tornam as vagas temporárias uma opção atrativa durante períodos de incerteza como o atual. Primeiramente, o trabalho sazonal geralmente está relacionado a momentos de grande procura, ou seja, quando a economia está mais aquecida, e isso pode ocorrer por diversos motivos.

No entanto, em tempos de crise, essa forma de emprego pode ser considerada uma estratégia de gestão empresarial. Além disso, durante essas fases de dificuldade econômica, a atividade econômica diminui e, consequentemente, a produção de muitos produtos é reduzida.

Isso pode levar a demissões para diminuir custos. Assim sendo, nesse contexto, as vagas temporárias se tornam uma ótima alternativa para as empresas atenderem a demandas específicas.

CORONAVÍRUS E A ECONOMIA

A pandemia indubitavelmente impactou diretamente a economia. O mercado já está prevendo uma desaceleração econômica global, e quase todos os setores estão sentindo essas consequências.

Nesse contexto, conforme uma pesquisa realizada pelo Sebrae em abril de 2020, 88% dos micro e pequenos empresários experimentaram uma redução de até 75% no faturamento durante o período de isolamento social.

Alguns setores foram mais prejudicados do que outros, o que resultou em impactos substanciais para diversas empresas. Por exemplo, companhias aéreas, rodoviárias, o setor hoteleiro, o mercado de eventos e o entretenimento fora de casa são exemplos de setores que sofreram grandemente.

Por outro lado, alguns setores foram beneficiados, como a indústria alimentícia, farmácias e o varejo supermercadista.

Desde o início da crise, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram em 39%. Ao mesmo tempo, o risco país (avaliação do risco de investir no país) subiu de 95 para mais de 400 pontos.

Além disso, o CDS (Credit Default Swap), que mensura a probabilidade de um país não honrar sua dívida externa, teve um crescimento de 255%, colocando o Brasil no pior índice entre todos os países emergentes, exceto Venezuela e Argentina, que já se encontram em situação de inadimplência.

Diante de todos esses dados, todos esses números têm um impacto direto na folha de pagamento. No entanto, o trabalho temporário pode ser uma solução para manter a empresa ativa com custos mais competitivos, ao mesmo tempo em que assegura a entrega de um serviço de qualidade.

 
TRABALHO TEMPORÁRIO COMO SOLUÇÃO

Embora muitas empresas estejam enfrentando dificuldades devido à pandemia, outros setores estão bastante aquecidos. As áreas de higiene, saúde e logística são exemplos de setores que precisam contratar rapidamente devido à alta demanda resultante do novo comportamento de consumo.

Ademais, esse “novo normal” tem grandes chances de se manter, portanto, esses setores continuarão em crescimento, gerando empregos e negócios.

Devido à intensa demanda que surgiu rapidamente, sem qualquer planejamento prévio, a agilidade do trabalho temporário pode ser uma ajuda nesse aspecto. Alguns dos benefícios para as empresas incluem:

  • Seleção, admissão e colocação rápida do colaborador;

  • Maior flexibilidade na contratação e demissão;

  • Menos burocracia;

  • Redução de custos com FGTS, avisos prévios e adicionais;

  • Respaldo jurídico pelo Decreto 10.060/19.

Além de ajudar empresas que precisam contratar, as vagas temporárias também são uma solução para aquelas que buscam reduzir sua força de trabalho. Durante períodos de crise, muitas empresas precisaram dispensar funcionários para reduzir os custos.

O trabalho temporário permite que as empresas contratem profissionais especializados em determinadas áreas, o que possibilita manter o serviço com alto grau de qualidade, mesmo com uma equipe mais enxuta.

Para os trabalhadores, o trabalho temporário também oferece vantagens. Por um lado, pode ajudar a suprir total ou parcialmente as necessidades financeiras do indivíduo no momento.

Além disso, proporciona uma oportunidade para expandir a rede de contatos, desenvolver novas habilidades, competências e adquirir experiências.

Em algumas situações, caso os trabalhadores demonstrem um bom desempenho, as empresas podem integrá-los à equipe por tempo indeterminado após o término do contrato. Essas são vantagens que se aplicam tanto para os empregadores quanto para os empregados e podem ser aproveitadas em qualquer momento, não apenas em períodos de crise.

CONTRATO TEMPORÁRIO EM TEMPOS DE CRISE

A contratação de mão de obra temporária durante períodos de crise requer a utilização de uma empresa intermediadora autorizada pelo Ministério do Trabalho. Por meio dela, essa empresa será responsável por agilizar o processo de contratação, especialmente em situações de urgência durante uma crise.

Além disso, elas serão responsáveis por encontrar profissionais adequados para as vagas temporárias disponíveis, de acordo com as especificações fornecidas pela empresa contratante. Nesse sentido, é crucial contar com uma empresa intermediadora confiável para garantir um processo eficiente.

Nesse sentido, o Grupo Consult RH é uma opção que pode atender às necessidades da sua empresa. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, oferecemos serviços que ajudarão o seu negócio a escalar. Clique aqui e solicite um atendimento personalizado com nossos consultores.

Autora: Adriana Dutra / Sócia diretora
Autora: Adriana Dutra / Sócia diretora

Formada em administração pela UNIP, com mais de 17 anos de experiência em vendas e recrutamento. Apaixonada por conectar empresas a talentos, dedicando-se a impulsionar o mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envie seu curriculum

Aproveite que está lendo esse artigo, e envie seu curriculum. É Rápido e gratuito!

Posts recentes